Lançamento da “Pernambuco Visita Gastronomia” reuniu nomes da sociedade pernambucana

Na noite desta última quarta (18), Sérgio Moury Fernandes e Luciano Moura comandaram coquetel para lançamento da revista “Pernambuco Visita – Gastronomia, O Prazer de Cozinhar”, na Rota Premium Volvo. A publicação traz receitas de pratos criados por 22 colunáveis pernambucanos, que também indicaram seus restaurantes preferidos no Recife e na Região Metropolitana. Segundo Luciano, a ideia era antiga, mas ganhou força depois da atual crise econômica que o país vem enfrentando. “Percebemos que as pessoas começaram a cozinhar mais, a receber mais os amigos em casa em vez de sair”, explica. “Então começamos a detectar essas pessoas, que gostam de preparar pratos quando recebem visitas, quem têm prazer em cozinhar. Juntou a fome com a vontade de comer”, brinca.

O empresário Leonardo Lamartine, por exemplo, elaborou uma pizza, que batizou com seu sobrenome. Ele conta que ficou muito lisonjeado de participar do projeto. “A revista tem uma proposta diferente, um charme”, afirma. Leonardo aponta um fato que o surpreendeu: a maioria dos participantes serem homens. “Achei inusitado. Mas isso mostra uma mudança de comportamento da sociedade”, comenta.

Já a empresária Regina Gaudêncio fez uma releitura do tutu mineiro, dando um toque da Paraíba, sua terra natal. “Cozinhar é um prazer para mim”, diz. Para ela, a publicação é pioneira. “Ela mostrou outro viés das pessoas, que, no geral, conhecemos pelo trabalho. E mostrou que temos mais em comum do que pensamos”, fala. O empresário e presidente do Gabinete Português de Leitura, Celso Stamford Gaspar, que participou do projeto preparando um bacalhau no forno a lenha, concorda. “Funciona como uma troca de experiência. E também é interessante ver a culinária sob a ótica de quem não é profissional”.

Descendente de árabes e de italianos, o empresário Sérgio Matta aprecia a cozinha mundial, e elaborou uma paella. “Gosto de assumir a cozinha quando junto os amigos na casa de praia, é algo que eu faço bastante”, diz. “Foi uma experiência muito boa participar da revista, é uma proposta muito legal, diferente”, pontua.

A obra é resultado de três meses de planejamento e execução dos pratos até o dia de lançamento, e o projeto conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE).  A publicação é um produto especial da Textos Editora, e tem 84 páginas e tiragem de quatro mil exemplares, com distribuição gratuita dirigida para formadores de opinião do Estado. “Ficamos bem felizes com o resultado. E a ideia teve uma recepção tão boa que já estamos pensando em fazer uma segunda edição”, adianta Sérgio Moury Fernandes.

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